IMG_2907

Promenade

Urban Interventions

 

Sinopse

Promenade é uma intervenção urbana sonora participativa que propõe uma ocupação do espaço público através da música.

Baseada em procedimentos de performance e dinâmicas coletivas construídas em relações de confiança e de livre participação pública, em Promenade os moradores e os espectadores experienciam uma redescoberta do espaço público através de uma ativação poética e estética das relações sociais e interpessoais encontradas.

Uma dinâmica social entre o público e o privado em que celebramos o fazer coletivo a partir da contemplação onírica. Uma ruptura sensorial da vida pública através da prática do encontro e da empatia pelo desconhecido.

. Munique / Alemanha :: desenvolvida durante o programa de residência artística PlusBrasil / Villa Waldberta em 2016
. Bogotá / Colombia :: desenvolvida em colaboração com o programa de intercâmbio acadêmico da Universidad Pedagogica Nacional em 2015
. São Paulo / Brazil :: apresentada na Virada Cultural 2015
. Cadiz / Spain :: desenvolvida durante o programa de residência artística Linea De Costa in 2014
. Paris / França :: desenvolvida durante o programa de residência artística Cité Internationale des Arts de Paris e apresentada na mostra ‘Si ma rue était…’ da Galerie Window em 2013

Programa

Primeiramente, o artista deve buscar por uma rua com características físicas e sociais específicas na cidade onde planeja realizar a ação. Esta ação urbana é realizada a partir de passeios sistemáticos de bicicleta pelas ruas da cidade e é baseada no conceito situacionista de deriva.

Em suas buscas, o artista deve estabelecer contato com os moradores dos locais explorados, para descobrir formas e possibilidades de aproximação para a realização do programa.

Uma vez determinada a rua, o artista deve entregar aos seus moradores discos e mp3 players contendo uma faixa de áudio. Cada um recebe uma faixa diferente de um grupo de camadas complementares de uma única composição musical. É fundamental que todos os participantes da ação o façam por livre e espontânea vontade.

Para tanto, o artista deve criar estratégias relacionais, tecnologias sociais e realizar ações conjuntas com os moradores da rua para potencializar ao máximo sua ação na região. Tais ações podem incluir:

  • visitação periódica
  • proposições conjuntas com moradores
  • ações de estencil
  • ações de envio de cartas
  • ações de envio de objetos
  • ações de troca de objetos
  • ações de criação de objetos
  • prática de relações interpessoais em bares, padarias, restaurantes e praças da região.

(Se possível use apenas equipamentos encontrados nos apartamentos. O uso de readymade gears enriquecerá a experiência diversificando as possibilidades timbrísticas e texturais. )

Numa determinada data e horário combinados previamente entre o artista e os moradores, os moradores devem tocar seus áudios dispondo suas caixas de som nas janelas em direção à rua.

Espaço Auditivo

A escolha dos apartamentos e janelas, assim como a decisão de onde cada textura sonora é posicionada, são realizadas segundo um planejamento acústico em adaptação integral ao espaço.

Texturas mais agudas e difusas são destinadas aos andares mais altos e utilizando caixas de som menores. Texturas compostas por pianos e percussão são destinadas às janelas mais baixas e centrais, utilizando os sistemas mais potentes.

Uma ocupação site, time and context specific levada às suas últimas consequência, em que todo o processo integra e constitui a criação artística.

Ambiente

Em cada realização, novos procedimentos, tecnologias sociais e performances são modificados, criados e incorporados, num constante atrito entre processo criativo e ambiente.

Em Promenade, não há distinção entre acontecimento estético e participação pública. Todo o contato estabelecido com as pessoas participantes da ação atualiza o processo criativo, na medida em que desconstrói e resignifica procedimentos edificados em realizações anteriores. Sua integração com o espaço é o principal indício de sua abertura ao entorno. De modo que o compartilhamento de tecnologias sociais desenvolvidas passa inevitavelmente por um procedimento de desconstrução e contaminação no e pelo ambiente.

Dentro desta perspectiva, se ambientes ocupados artisticamente por um agenciamento que pressupõe participação pública tendem a dissolver a noção de obra de arte para uma situação perceptiva do espectador / participante, em Promenade, o que está em jogo é a percepção daqueles que participaram das proposições ou que simplesmente vivenciaram algumas delas. Neste sentido, algo ainda mais periférico que as relações estabelecidas social e interpessoalmente, num espaço-tempo entre a percepção do espaço público e os resíduos / memórias desses encontros.

Percepção do espaço como agenciamento

Quando alteramos um dado perceptivo do espaço, sua sonoridade no caso de Promenade, provocamos uma profunda mudança nos estados de consciência dos expectadores. Ao serem confrontadas com uma paisagem sonora completamente diferente, experienciam aquele mesmo lugar de uma outra forma. A percepção do espaço em toda sua complexidade, suas cores, formas, odores, texturas e temperaturas, é intensificada por este estado de alerta dos sentidos. Desautomatiza e desprograma cotidianos na medida em que provoca uma maior porosidade ao ambiente, tornando sensível o que era até então rotina. Desconstrói sólidos e memórias enrijecidas para contaminação no e com o entorno, num renascimento dos sentidos do espectador para o tempo presente.

Nos aproximamos dos extremos da sonoridade, dos seus resíduos perceptivos do espaço e da forma como as pessoas se relacionam com ele. De suas fronteiras mais distantes, que transbordam nas alterações de percepção do espaço e nas sensações produzidas a partir das relações sociais e interpessoais estabelecidas.

Sinopsys

Promenade is a participative sound urban intervention that proposes a public space musical occupation. An artistic research that is situated in the boundaries of the experimental music, sound art, urban intervention, performance and participative art, resignify the space through a poetic and aesthetic activation of the social and interpersonal relations in the space.

Based in performance procedures and collective dynamics founded in relationships of trust and free public participation, in Promenade the inhabitants and the espectators experience a rediscovery of the public space through the alteration of the sound scape of the street, of his ambient/daily commute.

A social dynamic between the public and the private in which we celebrate the collective making through an oneiric contemplation. A sensorial rupture of the public life through the experience and the empathy for the unknown.

This urban intervention has been presented in five different occasions:

Munich / Germany :: developed during the PlusBrasil / Villa Waldberta Residency Program in 2016
Bogotá / Colombia :: for a project developed in collaboration with the academic exchage program of the Universidad Pedagogica Nacional in 2015
São Paulo / Brazil :: at the event Virada Cultural 2015
Cadiz / Spain :: developed during the Linea De Costa residency program in 2014
Paris / France :: developed during the Cité Internationale des Arts de Paris residency program for the exhibition ‘Si ma rue était…’ at the Window Art Gallery in 2013

The Program

The artist must search one street in the city with specific physical and social aspects to create his installation. This urban research is made by systematic bike rides through the streets, and it is based in the situationist concept of derive. In this phase, the artist will be aware of the physical, acoustic and social aspects of the space.

Once found, the artist must give an audio track to the apartments of the chosen street, each one containing a different layer of one musical composition.

(If possible, use only the equipment found in the apartments. The readymade gear will enrich the experience with a diversity of timbres and sounds).

The artist ask the inhabitants to play the tracks in the same day, at the same time, with their own sound system placed in their windows and pointed toward the street.

 

PROMENADE @ MUNICH, VILLA WALDBERTA / PLUSBRAZIL RESIDENCY PROGRAM, MUNICH, GERMANY, 2016

Realized in collaboration with Zamira Duque

 

PROMEDADE @ MINHOCÃO, VIRADA CULTURAL, SÃO PAULO, BRAZIL, 2015

 

 

 

PROMENADE @ SEPTIMA AVENIDA, UNIVERSIDAD PEDAGOGICA NACIONAL, BOGOTÁ, COLOMBIA, 2015

 

PROMENADE @ CALLE ANCHA, LINEA DE COSTA RESIDENCY PROGRAM, CADIZ, ESPANHA, 2014

Realized in collaboration with Talma Salem

Promenade :: Linea de Costa :: Cadiz / Spain 2014 from Dudu Tsuda on Vimeo.

 

 

PROMENADE @ RUE GUSTAVE GOUBLIER, PARIS, FRANCE 2013

 

 

PROMENADE @ VIRADA CULTURAL SP, SAO PAULO, BRAZIL 2013

promenade02

 

Presented at Virada Cultural Paulistana (São Paulo / Brazil 2013)