IMG-2983

Físico :: Silêncio o espaço tempo de resistência e resiliência :: Physical :: Silence the space time of resistance and resilience

comment 0
Audiovisual Performances

IMG-2981

Físico é uma performance de arte sonora que discute a violência e a repressão policial nas manifestações contra com o golpe de 2016, a partir da sobreposição e da justaposição de áudios pré-gravados documentados em atos e manifestações nas ruas de São Paulo e sonoridades criadas com instrumentos construídos e manipulados pelo artista em cena.

Integrante da série de performances, intervencões urbanas e instalações ‘Silêncio, o espaço-tempo de resistência e resiliência’, discute o experimentalismo em situação de escassez como forma de resistência a partir do uso da retroalimentação, microfonia, saturação e repetição como formas de linguagem-signo.

Neste sentido, pratica agenciamentos que se baseiam na precariedade e nas limitações como formas de vislumbramento da experiência e do acontecimento estético. Propõe, portanto, operações poéticas que partem da acessibilidade tecnológica, da ecologia de recursos e da viabilidade técnica de produção como eixos centrais do seu modus operandi.

IMG-2985

 

Em cena, o artista contrói, a partir de seu gesto, ambiências e imagens sonoras, ora concretas, ora abstratas, hibridizando processos manuais, analógicos e digitais de manipulação e edição em tempo real. Numa ação corpórea-espacial, faz soar os diferentes objetos metálicos, ao mesmo tempo em que texturiza os sons captados pelos microfones de piezo e os sons pré-gravados em computador.

Sincroniza no tempo presente realidades diacrônicas, abrindo espaço para novas resignificações do simbólico político através da sensorialidade qualitativa e pouco indicial da massa sonora. Se organiza, portanto, a partir de suas bordas e conflitos fronteiriços, onde a falta de luz nos agracia com a nuance das sombras, nos permitindo uma escuta livre, edificada na experiência.

 

Deixe uma resposta