BANANAS

BANANAS_NÚCLEO ARTÉRIAS, 2013

contemporary dance

[fonte do texto: Núcleo Artérias_ nucleoarterias.com]

Em BANANAS o Núcleo Artérias investigou construtos de masculinidade através da exploração de imaginários, gestos e desejos considerados exclusivamente masculinos. Como fundamento para a fisicalidade, o núcleo trabalhou com ações geradas pela ativação do sistema digestório do corpo provocando uma série de experiências conduzidas pelo desejo.

Explorando invenções de masculinidade, o Núcleo Artérias testou corporeidades andróginas, sinuosas, volumosas, orgânicas, multidirecionais potencializadas pelo desejo e possibilidade de ser “outros”, de ser múltiplo.

BANANAS lida com assuntos propostos no trabalho da artista britânica Sarah Lucas. Com foco no corpo humano, Lucas expande suas dimensões de gênero e sexo através de uma linguagem metafórica e provocadora. Em uma mistura de sensibilidade e agressão, a arte de Lucas desafia constantemente a visão masculina estereotipada da mulher. Produzido originalmente para o 17º Cultura Inglesa Festival.

EN

In BANANAS, Nucleo Artérias has investigated male constructs through the explorations of gests and desires considered men’s exclusivity. This work deals with topics proposed in the work of british artist Sarah Lucas.